topo_menor

Palestrantes

Antonio Miguel Vieira Monteiro

img_cap_antonio

É Tecnologista/Pesquisador Sênior do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), onde coordena o LiSS - Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e possui DPhil em Engenharia Eletrônica e Controle/Ciência da Computação (1993) pela Universidade de Sussex em Brighton, Reino Unido. Seu trabalho de pesquisa envolve o desenvolvimento de métodos e técnicas computacionais para tratar informações espaço-temporais, orientados para preencher a lacuna entre pesquisa e serviços em programas de saúde pública e planejamento urbano e regional. Ele tem atuado como coordenador de projetos em escala nacional, organizados como redes multi-institucionais de cooperação, centradas no uso de ferramentas de informação espacial para auxiliar o desenho de políticas públicas urbanas e de saúde baseadas em evidências. Seu trabalho recente tem focado na urbanização contemporânea na Amazônia brasileira e na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte de SP. Faz uso de Ambientes Computacionais para Modelagem e Simulação de Sistemas Socioambientais e de Modelos e Simulação Computacionais como objetos mediadores para tratar com as desigualdades sócio-territoriais derivadas da urbanização brasileira. Foi chefe da Divisão de Processamento de Imagens (DPI, 1999-2006), Diretor Executivo e Chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST, 2008-2010) e Gerente do Programa Institucional Espaço e Sociedade (PESS, 2007-2019) no INPE. Miguel atua como professor e orientador em três Programas de Pós-Graduação do INPE: Sensoriamento Remoto, Ciência da Computação Aplicada e Programa de Pós-Graduação em Ciências do Sistema Terrestre.

Letícia Mose

img_cap_leticia

Geógrafa, mestre em Engenharia de Biossistemas e Pós-graduanda em Governo Digital. Foi Diretora de Geoprocessamento da Prefeitura de Niterói, responsável pelo projeto de implantação do Sistema de Gestão de Geoinformação municipal. Atualmente é Especialista GIS nos mercados de Governo Municipais e Estaduais da Imagem/Esri.

Dária Cardoso

img_cap_daria

Doutora em Geologia Costeira pela UFBA. Mestre em Geociências (Geomorfologia). Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado). Especialização em Cartografia Avançada, no Inter American GeodeticSurvey (IAGS), na Zona do Canal-Panamá. Na função de Geógrafa, integrou equipes e coordenou projetos em instituições públicas a exemplo da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia - SEI, vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia. Em 1995, ingressou na UFBA onde ministra disciplinas de Cartografia Temática e Geografia da Bahia na Graduação e orienta alunos no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Com outros autores participou da elaboração do Atlas Escolar da Bahia 1ª e 2ª edições; dos livros de Geografia da Bahia e História da Bahia destinados ao ensino fundamental, pela Editora Grafset (2011); e do Atlas Socioambiental do Recôncavo Baiano, em meio digital (UFBA, 2014). Atualmente coordena o projeto do Atlas do município de Santo Amaro (BA). É membro da Comissão Estadual de Cartografia e Geoinformação (CECAR - BA), na qual representa a Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC), tendo recebido os títulos da Ordem do Mérito Cartográfico em 2000 e 2015.

Osvaldo Soliano

img_cap_osvaldo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia (1981), especialização pela École Supérieure d'Électricité (SUPELEC), na França e doutorado em Política Energética pelo Imperial College of Science, Technology and Medicine (1992), na Inglaterra. Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desde julho de 2017. Sócio-Fundador do Centro Brasileiro de Energia e Mudança do Clima (CBEM), que dirigiu até 2014. Foi Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de junho de 2014 a julho de 2017, e Professor Titular da Universidade Salvador (UNIFACS), entre 1997 e 2012, tendo coordenado o Mestrado de Regulação da Indústria de Energia e o Grupo de Pesquisa G-MUDE. Membro Senior do IEEE. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE). Concluiu em fevereiro de 2011 um período sabático de 18 meses como consultor residente junto ao Conselho Nacional de Electricidade, de Moçambique. Trabalhou, como Consultor, para o Banco Mundial, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério de Minas e Energia, dentre outros organismos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Geração da Energia Elétrica a partir de fontes renováveis de energia e em eletrificação rural e universalização do serviço, atua ainda na área de política energética e mudança climática.

Franscisco Jorge Brito

img_cap_francisco

Doutor em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em Geoquímica e Meio Ambiente (UFBA). Especialista em Geoprocessamento (UFBA). Licenciado e graduado em Geografia (UCSAL). Analista em Informações Geográficas e Estatísticas no IBGE – UE/BA. Coordenador Operacional do Censo Demográfico 2022. Atua nas áreas de geoprocessamento, cartografia e comunicação cartográfica.

Dário Alves da Silva Júnior

img_cap_dario

Engenheiro eletricista, com especializações em gestão de negócios, finanças, gestão da qualidade e rede de computadores, com experiência de 30 anos na área de TIC e geoinformação. Sócio e diretor executivo da TECGEO Tecnologia em Geoprocessamento, onde atua há mais de 8 anos no desenvolvimento de soluções e negócios baseados em geoprocessamento e tecnologia da informação.

Augusto Copque

img_cap_augusto

Professor e Geógrafo, Mestre em Eng. Ambiental Urbana e Doutor em Geografia.

Pablo Almeida dos Santos

img_cap_pablo

Engenheiro de agrimensura e cartográfica graduado pela Universidade Federal da Bahia. Atua no setor de geoprocessamento e banco de dados geográfico há 7 anos, com passagem pelo Inema e atualmente na Defesa Civil de Salvador. No Inema, foi o responsável pela estruturação da metodologia e execução de análise vetorial das Unidades de Conservação do Estado da Bahia, auxiliou na criação da delimitação de áreas de proteção. Atualmente na CODESAL, é o responsável pela modelagem, adequação, gerenciamento e disseminação dos dados geoespaciais do órgão.

Rivelle Rivetria

img_cap_rivelle

Formado em Urbanismo pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB, possui Especialização em Geotecnologias, é credenciado INCRA para Certificação de Imóveis Rurais. Já atuou no desenvolvimento de Projetos Urbanísticos, Planos Diretores Urbanos, Gestão de Base da Dados Espaciais, Produção de Mapas, Aplicações Web de Mapas, Levantamento de Dados de Campo, Aerolevantamentos com Uso de Drones, Produção de Conteúdo sobre Geoprocessamento para internet (Youtube e Blog) e, um curto período de docência ministrando a disciplina de Topografia no Senai Dendezeiros em Salvador. Atualmente Coordenador de Geoprocessamento na Diretoria de Inovação e Sustentabilidade - DIS na Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural - Bahiater unidade integrante da Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR.

Gustavo Baptista

img_cap_gustavo

Doutor em Geologia, mestre em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos, especialista em Inteligência de Futuro: Prospectiva, Estratégia e Políticas Públicas e graduado em Geografia, pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Estudos Sociais com habilitação em Geografia, pela União Pioneira de Integração Social Faculdades Integradas (UPIS). Professor Associado II do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília (UnB) e coordenador do Pólo UnB do Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (ProfCiamb) (2018-atual), é ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geociências Aplicadas e Geodinâmica e ex-diretor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto e em Avaliação Ambiental e Urbana. Pesquisador do Núcleo Brasília do INTC Observatório das Metrópoles.

Télkia Cajahyba Rios

img_cap_telkia

Diretora de Fiscalização da Agência Reguladora de Saneamento do Estado da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento desde 2016, com formação em Regulação e Fiscalização de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. Experiência em gestão na área de saúde e no 3º setor. Psicóloga pela USP.

Tatiana Pará

img_cap_tatiana

Agrônoma, especialista em Geotecnologias, Mestre em Desenvolvimento e Gestão de empreendimentos, Profª E.B.T.T. do campus Castanhal do IFPA. Fundadora e Coordenadora do projeto Meninas da Geo/YouthMappers IFPA e Conselheira do Enactus IFPA Castanhal - Empreendedorismo Social.

Maria Lima

img_cap_maria

Graduanda do 6° semestre de Engenharia de Alimentos / IFPA Campus Castanhal, Integrante Meninas da Geo / Capítulo YouthMappers IFPA CASTANHAL, Bolsista Empodera Geo e Associada AFEAG-PA.

Christhian Santana Cunha

img_cap_christhian

21/09 - Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto (PPGSR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Maria (2014). Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade Federal do Pampa (2012). Atua na área de gestão integrada de recursos hídricos, com ênfase em hidrologia aplicada e na avaliação e planejamento para implantação de políticas, programas e instrumentos de gestão ambiental. Desenvolve pesquisas em Sensoriamento Remoto, Mudanças de Cobertura e Usos do Solo, Mapeamento de Áreas Agrícolas, Áreas Úmidas, Séries Temporais, Hidrologia, Modelagem Hidrológica, Qualidade da água, Construção de Cenários Hidrológicos, Gestão Ambiental e de Recursos Hídricos, Planejamento, Projetos e Programas Ambientais, Produção eficiente e Produção mais Limpa, Avaliação de Impactos Ambientais, Análise de Fragilidades Ambientais, Geoprocessamento aplicado aos Recursos Hídricos, Gestão de unidades de conservação. Atualmente, administra a empresa AmbGEO Cursos e Treinamento.

Teresa Santos

img_cap_teresa

is a researcher at CICS.NOVA, Interdisciplinary Centre of Social Sciences, Universidade Nova de Lisboa, Portugal. She is a Forest Engineer (1998), with an MSc in Geographic Information Systems - GIS (2004), and a PhD in Geography and Regional Planning (2011). Her academic path has been focused on using geographic modelling to produce relevant information to support urban planners and decision-makers, based on data retrieved from Remote Sensing, GIS and 3D modelling. Current research activities include the development of planning tools to promote environmentally sustainable and livable cities. Her main lines of investigation are: solar potential in the urban environment; outdoor thermal comfort; green urban areas and environmental quality indicators; urban regeneration and building rehabilitation among others. The research originality is to map cities' solar and green potential and to derive urban sustainable indicators, considering the public space. She is involved in research projects and is the author of several international journal articles. Recently, she was the guest editor in the Special Issue "Solar Applications in the Public Space" of the Journal Applied Sciences.

Raquel Farias de Deus

img_cap_raquel

is a researcher at CICS.NOVA, in the Modelling and Planning Systems group and an invited assistant Professor at the NOVA School of Social Sciences and Humanities, from Universidade NOVA de Lisboa, in the areas of Geographic Information Systems and Remote Sensing. She holds a PhD in Geography and Territorial Planning - specialization in Remote Sensing and Geographic Information Systems, from Universidade NOVA de Lisboa (2015), a MSc in Geographic Information Systems, from Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (2008), and a Degree in Geography from Universidade de Coimbra (2002). Between 2010 and 2014, she received a scholarship from the Foundation for Science and Technology (Portugal) to develop her PhD studies on GIS-based modelling of land-use and land-cover change in coastal areas. She has also received an award for the best PhD thesis (2015-2016), the National Prize of Geography Orlando Ribeiro, from the Portuguese Association of Geographers. She is interested in interdisciplinary approaches to Geography and fostering research and action processes at local level. Her scientific and academic path has been based on two important dimensions: she is a Human Geographer and a GIS and Remote Sensing expert. Both aspects of her work are critical, and she work to maintain both interdisciplinary connections in Geography. She carries out research in the areas of land change science, spatial planning, science-policy interface, and spatial modelling. More recently, she is focused on Smart Spatial Planning, urban sustainability, participatory planning approaches and scenario building. She has published the research results in international peer-review journals such as the International Journal of Geographical Information Science, Computer Science, among other scientific journals and book chapters. Recently, she was guest editor of the special issue on "Smart Spatial Planning" of the journal "Sustainability".

Clodoveu Davis

img_cap_clodoveu

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em geoinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: bancos de dados geográficos, sistemas de informação geográficos (SIG), infraestruturas de dados espaciais, geoprocessamento, modelagem de dados geográficos, geocodificação e aplicações urbanas de SIG. Bolsista de Produtividade Científica do CNPQ nível 2. Atualmente é professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua como docente em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.

Everton Bortolini

img_cap_everton

Engenheiro Cartógrafo pela Universidade Federal do Paraná; Doutorando em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná; Membro da comunidade brasileira do OpenStreetMap; Membro do projeto de extensão Mapeadores Livres UFPR; Especialista em comunicação e comunidades do Hub de Mapeamento Aberto da América Latina do Humanitarian OpenStreetMap Team.

Jaqueline Amorim

img_cap_jaqueline

Urbanista pela Universidade do Estado da Bahia; Mestranda em Estudos Territoriais pela Universidade do Estado da Bahia; Projetista pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Membro da comunidade brasileira do OpenStreetMap; Membro do projeto de extensão Mapeadores Livres UFPR.

Elias Nasr Naim

img_cap_elias

Engenheiro Cartógrafo pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Engenharia Civil (Informações Espaciais) pela Universidade Federal da Bahia; Doutorando em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná; Membro do projeto de extensão Mapeadores Livres UFPR; Pesquisa sobre Qualidade de Dados Geoespaciais e Mapeamento Colaborativo.

Kauê de Moraes Vestena

img_cap_kaue

Técnico em Agrimensura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Engenheiro Cartógrafo pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná; Doutorando em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná; Especialista em Sistemas de Mapeamento Móvel Terrestre. TCC: rebrand.ly/tcc_kaue , Dissertação: rebrand.ly/dissertacao_kaue . Atualmente pesquisando na área de mapeamento colaborativo e com dados abertos de acessibilidade urbana.

REALIZAÇÃO

logo_ide
logo_gtigeo
logo_cecar

APOIO

logo_sei
logo_prodeb
logo_fortic
logo_embasa
logo_ufba
logo_tecgeo
logo_conder
logo_inema
logo_estado